Música

Home > Música


Núcleo Cordas Friccionadas

O núcleo de cordas friccionadas é um dos trabalhos sociais que a Casa de Vovó Dedé desenvolve. Dentro desse núcleo temos aulas de quatro instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo, que formam a família das cordas, nesta ordem, do mais agudo para o mais grave. As aulas são divididas em momentos coletivos e individuais, para que cada aluno tenha suas dificuldades e talentos trabalhados, respeitando sempre o tempo de evolução de cada pessoa. Além da técnica, repertório e musicalidade, os alunos tem também o espaço para aprender a parte teórica dos instrumentos e da música.


Núcleo de Sopros

O núcleo de sopros é o setor da casa responsável pelas aulas de flauta doce, flauta transversal, clarinete e saxofone. O núcleo é voltado para a introdução dos instrumentos de sopro, trabalhando a respiração e postura para os iniciantes. Para os alunos de nível intermediário e avançado, trabalha-se a interpretação da música e um estudo mais intenso do seu instrumento. Todos os instrumentos têm aulas práticas e teóricas.


Núcleo Cordas Dedilhadas

O Núcleo de Cordas Dedilhadas é o setor responsável pela formação dos alunos nos seguintes instrumentos: Violão, Cavaquinho e Violão 7 cordas. Nesse núcleo os alunos aprendem as técnicas e o repertorio essencial para o desenvolvimento de suas potencialidades nos instrumentos. As aulas são praticas e coletivas. Os professores apresentam as peças e estimulam o estudo diário dos instrumentos. Oferecemos além das aulas, o espaço e os instrumentos para esse estudo dos alunos. A partir dessa prática diária, o professor consegue observar a evolução e a dificuldade de cada aluno. As classes são dividas para que os exercícios, estudos e peças sigam de forma progressiva para cada turma.


Formação Musical

O curso de Formação Musical exemplifica o objetivo maior da instituição: a promoção da formação humana e profissional através da Arte, comprometendo-se com a cidadania e com a justiça social. Através das experiências vivenciadas no curso, os alunos desenvolvem habilidades que vão além das estritamente musicais, aprimorando a capacidade cognitiva, o senso crítico e estético e o raciocínio lógico-matemático. Aos alunos que manifestam o interesse em seguir profissionalmente na área da Música, o curso fornece uma formação musical de qualidade, contribuindo com o ingresso desses alunos nas instituições de ensino superior.

O curso é divido em 4 módulos onde os alunos aprendem desde as características da música (harmonia, melodia e ritmo) até as noções de harmonia (acordes, cifragem, progressão harmônica). Aulas são demonstrativas e dialogadas e tem como material de apoio roteiros de atividades relacionadas às temáticas específicas de cada aula, contendo um resumo do conteúdo e exercícios. O processo de avaliação é realizado durante as aulas, de acordo com a participação dos alunos, e também em dias específicos dedicados às provas escritas e orais. As turmas são divididas de acordo com o módulo que o aluno se encontra.



Piano

O curso de piano da Casa de Vovó Dedé é um projeto que visa a oferecer às crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos uma oportunidade de aprendizado nesse instrumento de difícil acesso para a comunidade. O curso de piano é dividido em duas partes: livre e avançado.
O curso livre tem duração de três anos e trabalha para que os jovens aprendam o instrumento para tocar um extenso repertório, ter conhecimento musical e noção de compositores variados. Já o curso avançado é voltado para alunos que desejam continuar o estudo e seguir na área musical tendo o piano como instrumento de trabalho no futuro.
Os alunos aprendem músicas do erudito ao popular com repertório e exercícios variados. As aulas de piano na Casa de Vovó Dedé acontecem semanalmente e são individuais.

Canto

A Casa de Vovó Dedé também oferece aulas de canto para toda a comunidade, visando a importância do maior leque possível de atividades, para que cada criança, jovem ou adulto encontre sua área de afinidade maior. As aulas funcionam no formato de ensino coletivo, com vários alunos desenvolvendo habilidades performáticas vocais em conjunto. A Casa trabalha com ensino de técnica vocal aplicada a repertórios possíveis ao grau de desenvolvimento de cada aluno.

A aula é dividida em dois momentos, o primeiro é destinado à técnica vocal, e o segundo ao desenvolvimento e aprendizado de músicas desempenhadas conjuntamente. A parte de técnica vocal é dividida em relaxamento e alongamento corporal, exercícios respiratórios, exercícios de fonação e vocalização e aprendizado de repertório polifônico. Na parte que compete ao repertório, são ensinadas músicas que contenham mais de uma melodia sobreposta (polifonia), exercitando a vertente coral do canto coletivo.



Musicalização

A musicalização é uma das atividades que a Casa de Vovó Dedé realiza e pode ser compreendida como um processo de sensibilização das crianças para a música. Essa sensibilização acontece inicialmente com a atenção ao próprio corpo, que é uma ferramenta de expressão musical. Para fazer esse trabalho, a aula estimula as crianças através de jogos e danças ritmadas, fazendo uma combinação de música e movimento. As turmas são compostas por crianças de 5 a 11 anos e dividas em duas turmas, musicalização I para crianças de 5 a 7 anos e musicalização II de 8 a 11 anos.

Para conquistar a atenção dos alunos, as atividades têm um foco mais lúdico e uma temática diferente a cada aula. As crianças interagem com a música por meio de brincadeiras e construção de materiais melódicos e percussivos. A musicalização se mostra importante na preparação dessas crianças para tocar qualquer instrumento, e para aquelas que já estudam a música, uma compreensão maior de melodias e ritmos.