Música

Home > Música > Núcleo de Cordas Friccionadas


Violino

Criado na Itália, esse é o instrumento de referencia da família das cordas. Com o som mais agudo dos quatro, o violino é provavelmente o instrumento de maior popularidade entre eles. Seu som inconfundível é exigido em variados estilos musicais. A Casa de Vovó Dedé ministra suas aulas de violino sempre sob a responsabilidade de um professor competente e oferece o instrumento para que seus alunos possam estudar e praticar dentro da Casa, visto que não é um instrumento de fácil acesso. As aulas seguem as características de ensino no Núcleo de Cordas Friccionadas e foca na importância do estudo em grupo para o crescimento musical dos alunos.

Viola

A viola é o segundo instrumento da família das cordas e é comumente confundido com o violino. Apesar da semelhança no formato, a viola tem um timbre mais rouco e um som mais grave que o do violino, além de ser um instrumento um pouco maior. As aulas de viola também são sempre acompanhadas por um professor que tem como objetivo tornar a aprendizagem dinâmica, estimulando a prática e o estudo do instrumento para todos os alunos, além de ter momentos coletivos e individuais.

Violoncelo

Esse instrumento é diferente dos dois primeiros de sua família. A postura para se tocar o violoncelo difere completamente da dos instrumentos anteriores. Seu som mais grave e tamanho expressivo não são as únicas mudanças. O peso do corpo do músico é utilizado para se atingir uma sonoridade mais pesada, o que se torna o oposto do buscado para o violino. As aulas de violoncelo da Casa de Vovó Dedé, são voltadas tanto para crianças quanto para jovens. O professor responsável adapta seu método de ensino, para que a atenção de todos os alunos seja despertada. As características das aulas também seguem a linha de ensino no núcleo.

Contrabaixo Acústico

O maior instrumento da família das cordas e mais parecido com o violoncelo. O contrabaixo exige que o músico fique em pé ou em um banco adaptado para o instrumento. Sua técnica é parecida com a do violoncelo, mas o som é ainda mais grave. Na música popular ele pode ser tocado com as mãos, mas como todos os outros de sua família, também possui um arco. Esse instrumento também tem por linha de ensino as características do Núcleo de Cordas Friccionadas.