Música

Home > Música > Núcleo de Sopros


Flauta Doce

Com origem medieval, a flauta doce é o instrumento de sopro mais antigo dessa família. Seu som tem uma melodia doce e é bastante utilizada na musicalização. As aulas de flauta doce são voltadas para o público infantil e funcionam com turmas de ensino coletivo. As crianças são orientadas sempre por um professor especializado no ensino desse instrumento.

Flauta Transversal

Caracterizada por ter uma embocadura livre (onde o músico não tem um contato direto com o instrumento) e por ser tocada de lado, a flauta transversal é bem diferente da flauta doce. Essas características tornam esse instrumento mais complexo e exigem uma técnica e esforço maior do instrumentista. As aulas de Flauta Transversal seguem o mesmo padrão de ensino do Núcleo de Sopros, com classes divididas para incitantes, intermediários e avançados.

Clarinete

O clarinete é mais um instrumento da família das madeiras e tem o princípio de produção sonoro com a vibração de uma palheta. As aulas de Clarinete seguem a mesma linha do núcleo. O repertório trabalhado é escolhido pelo professor e pelos alunos, para que se torne mais variado e traga crescimento mútuo. As aulas são feitas em duplas, estimulando o trabalho conjunto.

Saxofone

O Sax é um instrumento mais jovem que o clarinete, tendo inclusive uma parte de sua construção baseada nele. Os primeiros saxofonistas eram clarinetistas que migraram de instrumento. Na Casa, as aulas de Sax também seguem as características de ensinamento do núcleo. O trabalho de aprendizagem desse instrumento também é feito em duplas e os estudos e exercícios são graduais e seguem de acordo com a evolução da turma. Com alunos que já possuem iniciação musical o foco é no estudo do instrumento e nas dúvidas que surgem durante o aprendizado.