Projetos

Home > Projetos



Fábrica de Software / Games

O projeto Fábrica de Softwares consiste em um curso de designer e construção dos mais variados tipos de sistemas online, tanto para computadores quanto para celulares. Alguns desses sistemas são de recebimento de relatórios ou sistemas de cadastros de alunos para uma escola, por exemplo. O projeto busca sempre solucionar o problema do cliente, não importando o ramo de atuação de sua empresa ou fundação. Os alunos presentes na Fábrica de Softwares foram formados pelo nosso curso de Programação de Computadores e selecionados a partir de suas aptidões.

Com equipamentos de qualidade e ambiente diferenciado, fornecidos pela casa, esses jovens tem oportunidades de adquirir conhecimento e experiências do mercado de trabalho. A equipe tem reuniões semanais para discutir o caminhar dos projetos e sistemas que estão sendo elaborados. A Fábrica de Softwares já produziu múltiplos sistemas que são operantes e utilizados por várias instituições. Dentro do projeto, além de sistemas online, existe também a produção e criação de games para computadores. Esses games são feitos inteiramente por alunos da casa, desde a animação e enredo do jogo, até sua finalização.

Estúdio Casa Animada

O projeto Casa Animada é uma startup de animação. É um estúdio intencionado em inserir jovens da comunidade no mercado da animação publicitária e de curtas-metragens. Nele, o aluno adquire uma vivência real de produção de uma animação. Eles estão envolvidos desde a concepção do projeto do vídeo à sua finalização (pré-produção e pós-produção) até a aprovação do cliente, possibilitando uma expertise que, de outra maneira, não poderia ser adquirida, já que a maioria dos cursos de animação não envolve produções desse porte. O projeto Casa Animada ainda facilita a geração de renda do jovem. O aluno passa um ano em um curso de formação em Animação, em seguida, ele passa por uma avaliação de competências e é inserido no estúdio.

Nessa inserção ele experimenta as diversas áreas da animação e escolhe uma área específica com a qual ele mais se identifica, como: roteiro, storyboard, edição, criação da personagem, e mais. Com a sua área definida, criamos uma linha de produção eficiente com o intuito de captarmos clientes e gerarmos renda. As aulas são divididas em aulas teóricas e práticas, pois ao final de cada módulo de estudo o aluno pratica o que aprendeu utilizando materiais diversos para a execução da produção e um software específico para animação. Os alunos são capacitados a trabalharem profissionalmente e mantêm um horário regular de serviços. Atualmente estão em fase de produção de projetos piloto para venda a Órgãos Públicos e Particulares.



TV Vovó Dedé

A TV Vovó Dedé é um dos grandes projetos da Casa. Composta por alunos formados no projeto de Audiovisual, a TV Vovó Dedé produz uma grande quantidade de material diariamente. Esse projeto cobre todos os eventos e a rotina diária da Casa, além de vários eventos externos. Essas produções são de excelente qualidade. Todos os seus processos, como reunião de pauta, captação de imagens, entrevistas, decupagem, criação de OFFs e edição, são feitas inteiramente pelos alunos. Os vídeos são exibidos diariamente na página da TV Vovó Dedé no Facebook, no site casadevovodede.com.br, além de estar disponível também no YouTube.

A Casa de Vovó Dedé acredita na preparação de jovens para o mercado de trabalho, através de experiências reais no ofício. Para isso, oferece todo a aparato tecnológico e estrutural necessário para que seus alunos tenham a prática e a perícia necessária. A parte social desse trabalho é mais importante ainda, pois oferece a todos esses jovens a oportunidade do conhecimento de uma nova profissão, formando assim novos talentos e pessoas de caráter e integridade para o mundo.


Rádio Vovó Dedé

A Rádio Vovó Dedé é mais um projeto desenvolvido inteiramente pelos alunos da Casa. A Rádio tem 24 horas de programação com os mais variados estilos musicais, passeando pela MPB, o jazz e os concertos clássicos. Entre vários programas temos, por exemplo, o programa Opus que apresenta todos os domingos os grandes concertos clássicos dos mais renomados compositores. Já o programa Jazz&cia traz, também todos os domingos, o melhor do jazz tanto em repertório quando em instrumentista.

No programa Especial de Sábado o foco fica para os grandes eventos musicais como o festival de Woodstock, tropicália e os grandes temas de cinema. Os programas são produzidos, gravados e apresentados pelos alunos que diariamente se reúnem para criar novos projetos e aprimorar os existentes. A rádio é online e de fácil acesso ao público através do site radio.casadevovodede.com.br ou baixando os aplicativos gratuitos para iOS e para Android. Outro trabalho realizado pela Rádio Vovó Dedé e a Agenda Cultural que traz informações sobre os mais diversos eventos da cidade de Fortaleza, inclusive os eventos da Casa de Vovó Dedé.




Clube Literário

O Clube Literário Casa de Vovó Dedé configura-se como um espaço para o diálogo sobre a literatura e outras artes e, consequentemente, sobre diversos aspectos da vida. Nele, os alunos são apresentados a diversos autores e suas obras e estimulados a escrever suas próprias histórias. O Clube Literário se reúne para ler, discutir, pensar, conhecer e debater diversos textos literários em um ambiente informal de sala de aula, num formato circular. Os alunos já conheceram diversos autores da Literatura nacional e internacional através de inúmeros textos.

Além do contato com a literatura propriamente dita, alguns conteúdos que auxiliam na compreensão e na produção literária são trabalhados nos encontros, como figuras de linguagem, estilística, semântica, elementos da narrativa, tipos de discurso, gêneros literários, entre outros. Outro complemento das aulas é a exibição de alguns filmes e a análise de algumas músicas que discorrem sobre as temáticas dos textos e das obras literárias estudadas, a fim de explorá-las ao máximo e exercitar o olhar dos alunos para as múltiplas formas artísticas que conversam com a literatura.

Grupo Psicoterapêutico

O Grupo Psicoterapêutico da Casa de Vovó Dedé surgiu como uma nova possibilidade terapêutica para as pessoas que fazem parte da Casa. A intenção do grupo é proporcionar um suporte psicológico para os alunos e amigos da Casa. O grupo é acompanhado por psicólogas que são facilitadoras e mediadoras, fazendo intervenções quando necessário. Os participantes expõem seus problemas, angústias, dúvidas e situações que estão enfrentando. Os outros integrantes podem opinar e comentar tendo como base suas próprias experiências.

Há o cuidado de não expor as pessoas presentes, a fim de preserva-las em sua privacidade e bem estar, portanto prezamos pelo respeito, cuidado e acolhimento do outro. O Grupo Psicoterapêutico busca gerar reflexões acerca de vivencias diversas, sem um tema específico de modo que possa se criar uma rede de apoio e de compartilhamento entre os participantes. Com a terapia grupal é possível trabalhar diferentes aspectos, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da sua qualidade de vida, além de cuidar da saúde emocional.


Eventos

A Casa de Vovó Dedé além de promover a disseminação da arte, cultura e tecnologia por meio de projetos, oficinas e cursos, também colabora para o crescimento de seus alunos e professores com eventos de alta qualidade elaborados por toda a equipe da Casa. Acreditamos que o conhecimento atrelado a experiências reais em qualquer área de expertise são essenciais para a formação de um bom profissional. A Casa de Vovó Dedé promove Shows, Palestras e Exposições totalmente gratuitos e abertos ao público.