Cordas Dedilhadas

IMG_5621
IMG_4793-(1)

O Núcleo de Cordas Dedilhadas é o setor responsável pela formação dos alunos nos seguintes instrumentos: Violão e Cavaquinho.

Nesse núcleo os alunos aprendem as técnicas e o repertorio essencial para o desenvolvimento de suas potencialidades nos instrumentos. As aulas são praticas e coletivas.

Os professores apresentam as peças e estimulam o estudo diário dos instrumentos. Oferecemos além das aulas, o espaço e os instrumentos para esse estudo dos alunos.

image001
image002

Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento da família dos Cordofones, originário do norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos. De onde foi depois levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.

A Casa de Vovó Dedé empreende um estudo permanente dos diversos instrumentos musicais, enfatizando os de características predominantemente brasileiras. O Cavaquinho, elemento de composição musical presente em diversas formações da música popular, é uma das prioridades. Seja no Choro, no Samba, e até mesmo em sofisticadas incursões melódicas, o nosso “Cavaco” merece atenção toda especial por parte das coordenações de música. Assim, a Casa mantém uma oficina especialmente dedicada ao ensino de todas as nuances desse instrumento, deleite para os jovens instrumentistas. Na oficina de cavaquinho são estudados não somente os aspectos técnicos, mas suas implicações históricas, e sua posição harmônica dentro das variadas formações onde se insere o instrumento.

Violão

O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Um instrumento versátil que pode ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo).

A proposta pedagógica do curso de violão se constrói a partir da noção de que: “A educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico culturais como parte da construção da cidadania” (HENTSCHKE; DEL BEN, 2003). Nessa perspectiva, as aulas acontecem em contexto coletivo, mas tomamos como base uma metodologia amplamente discutida em eventos científicos, que tratam especificamente dessa temática. Tocar em conjunto, compor, apreciar, ler música, compartilhar experiências e repertórios ao violão. Esse curso é antes de tudo o despertar para um mundo de possibilidades sonoras colaborativas, a partir de um instrumento presente tanto no universo da música de concerto, como na popular.

No curso o aluno passa por dois momentos de aprendizado: a introdução e o aprimoramento dos aspectos fundamentais da performance do instrumento, compreendendo suas concepções técnicas e estruturais através da interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; visando à formação do intérprete solista ou músico para os diversos conjuntos musicais. A Casa de Vovó Dedé disponibiliza o instrumento para que os alunos possam estudar e praticar.

image001
image003