A Cantata da Esperança é um concerto anual realizado pela Casa de Vovó Dedé carinhosamente concebido para celebrar a beleza e o poder da arte e da educação humanitária. O evento também comemora com os jovens músicos alunos de diversos cursos ofertados pela instituição e com suas famílias o final do ciclo anual de seus estudos, possibilitando a eles uma experiência singular de subir no palco do Teatro e se apresentarem com ex-alunos, professores e outros grandes músicos da cena.
A Cantata mais do que um evento musical, é um espetáculo que reverencia a fraternidade e o amor entre as pessoas e entre as nações. Sobem ao palco do Teatro José de Alencar uma orquestra sinfônica, um coral, solistas e cantores, compartilhando com o público uma experiência inesquecível de renovação da esperança que antecede o Natal do Menino Jesus.
Alunos, ex-alunos, convidados e amigos da Casa de Vovó Dedé interpretam um repertório diversificado, composto por músicas de concerto e canções que eternizaram memórias, encantaram gerações e que alentam as almas e semeiam a esperança em nossos corações.
Mais do que um concerto, a Cantata da Esperança 2021 foi um abraço fraterno em forma de música. Além disso o concerto comemorou o encerramento do Primeiro Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa – FIMI. A Casa de Vovó Dedé preparou um canto de amor: uma celebração à Arte, à vida e à amizade. O concerto congregou alunos, professores e amigos da Casa realizando um passeio por um repertório diversificado, levando uma mensagem de acalanto e paz, fazendo daquela noite uma experiência inesquecível. Depois de alguns meses intensos, promovendo dezenas de cursos, palestras e recitais, o FIMI comemorou o êxito de sua realização e inaugurou um novo espaço internacional de cultura e arte no estado do Ceará. Como anuncia a canção de Regina e Mansueto Barbosa, fundadores da Casa de Vovó Dedé, “a vida é fonte de amor”, é essa a mensagem que a Cantata da Esperança 2021 levou a todos os cearenses, nos convidando a plantar no coração de todas as pessoas um sonho de paz e de esperança.
Estiveram no palco do Theatro José de Alencar em Fortaleza/CE, nomes consagrados da nossa cena musical como Makem Oliveira, Edinho Vilas Boas, Ricardo Máximo e Paula Magh, assim como novos grandes nomes que tiveram passagem pelo projeto Revelarte da Casa de Vovó Dedé como Claudine Albuquerque e Vinícius Cafer, além de 38 destacados músicos, contando com professores, alunos e ex alunos da Casa de Vovó Dedé, além de convidados e amigos da instituição. Participaram também desse evento inesquecível 30 profissionais em diversas áreas tais como: som, luz, filmagem, produtores, coordenadores, assistentes, cenografia, figurinista, recepcionistas, seguranças e manobristas.
Inaugurando o ciclo de ações comemorativas dos 30 anos de fundação da Casa de Vovó Dedé, a segunda edição da Cantata da Esperança apresentou o concerto Povos e Eras, uma viagem ao redor do tempo e do espaço, uma história da humanidade e de sua busca pela liberdade e pela vida eterna. “No princípio era o verbo”, e eis que se abrem as cortinas do tempo e da criação! Esse clima de meditação e expectativa abriu o concerto e anunciou o porvir da civilização. Na sequência, a magia dos sons na natureza e a solidão do canto selvagem ungiram o palco com os mistérios dos povos originários. O repertório, reuniu músicas tradicionais de diferentes culturas, música clássica, trilhas de filme, música pop internacional e músicas brasileiras. E nesse caminho em direção ao conhecimento e à liberdade, o concerto Povos e Eras foi entrelaçando textos e canções para narrar a nossa história, possível ou imaginária, propiciando uma experiência de imersão, de elevação e de pertencimento humanitário!
O concerto Viagens de Terra e Sal é uma alegoria musical que exorta todas as nações a proclamarem um canto de paz! Ao modo de uma ciranda, em que os brincantes se irmanam para compor uma grande roda de mãos dadas, o espetáculo reúne povos e culturas, línguas e tradições, sonhos e memórias de lugares distantes. As sonoridades, as cores, a luz, os idiomas, o figurino e a maquiagem, todos os elementos integram-se na construção de uma experiência sutil e vigorosa que tem no respeito pela diversidade dos povos o seu sentido maior. Orquestra, coro e solistas edificam um território sem fronteiras, um espaço onde a música reina soberana e compartilha um canto de fraternidade.
É tempo de içar as velas e abrir as cortinas; vamos partir! Um grito ancestral irrompe das profundezas da alma e anuncia a viagem: “E veio as águas, foi num estrondo o mundo e o mundo…”. Na sequência, um canto da etnia Tremembé homenageia os povos indígenas, louva a natureza e invoca todos os deuses, santos e encantarias. O sertão caatingueiro e o Brasil-Copacabana abrem as janelas do tempo e sopram a nossa embarcação para outros mundos; partimos para além-mar! Agora é deixar fluir na alma o sal das canções, porque cantar é viajar e “navegar é preciso”!
O concerto Viagens de Terra e Sal congrega sofisticação, tradição, irreverência e espiritualidade; todos os estados da alma e do corpo compartilhados e vividos no espaço mágico e místico do palco e da imaginação.
A Casa de Vovó Dedé é uma instituição
sem fins lucrativos fundada em 1993
na Barra do Ceará, em Fortaleza-CE