Festival Aralume

O Festival Aralume foi criado em 2020 dando continuidade ao processo de consolidação de um núcleo de música brasileira na Casa de Vovó Dedé, enveredando e mergulhando nas entranhas da música e da cultura nordestina. Para divulgar a riqueza da cultura nordestina e colaborar na formação de plateia para a música produzida no Nordeste, o Aralume promove, palestras, oficinas e shows realizados por artistas e pesquisadores cearenses realizados ao longo de todo ano.

A bravura, a fé e a criatividade do sertanejo são as inspirações do Aralume, elementos que a Casa de Vovó Dedé transmite aos seus alunos por meio do ensino da arte e da cultura nordestina.

 

O tradicional e o contemporâneo se confundem e se misturam nas ações do Aralume. Um nordeste que não abre mão de suas raízes, mas que anseia pelo novo, pela transformação e pela diversidade.

Em cada ação do festival há uma efetiva participação dos alunos que integram os diversos cursos ofertados pela casa, sejam estudantes de música ou dos cursos profissionalizantes, como iluminadores, cinegrafistas, editores, técnicos de áudio, repórteres, para citar apenas alguns.

O embrião do FestivalAralume nasceu em 2017, com a criação do Sons do Nordeste, um show destinado a divulgar e promover a música nordestina dentro e fora da Casa de Vovó Dedé, com o sucesso e a grandiosidade que se tornou o Sons do Nordeste foi necessário a criação de um Festival que conseguisse contemplar novas linguagens artísticas e culturais, ampliando em muito seu raio de atuação.

IMG_3192
IMG_3124