O Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará – FIMI, foi concebido na intenção de criar um espaço artístico e educativo de celebração à música e à educação musical. O evento é composto de encontros formativos e apresentações artísticas, que enaltecem a experiência e o conhecimento musical, fomentando a performance artística e oportunizando a interação entre estudantes e músicos profissionais.
O FIMI tem por objetivo central consolidar um equipamento de formação em música instrumental capaz de viabilizar a alunos dos mais variados níveis de formação musical e condição social o acesso a um conteúdo artístico e educativo eclético, gratuito, acessível e inclusivo.
A curadoria do FIMI é elaborada no sentido de favorecer a acessibilidade e a inclusão, contemplando tanto a música clássica de concerto, como a música popular. O FIMI tem o compromisso de divulgar a música instrumental, capacitar crianças, jovens e adultos e realizar recitais e palestras no campo da música instrumental com alcance local, nacional e internacional.
Outro objetivo importante assumido pelo FIMI consiste em promover a troca de experiências entre alunos de todo o país e professores nacionais e internacionais de grande experiência no ensino e na performance da música instrumental.
O FIMI visa criar uma rede de intercâmbio de conhecimento, de forma gratuita e acessível, dentro de um projeto de curadoria que privilegia o acesso prolongado ao conteúdo das aulas, palestras, recitais e mesas temáticas, ficando o material disponível ao longo de todo o Festival, permitindo que os alunos revejam, acompanhem e se beneficiem do conteúdo nos horários que lhes sejam mais convenientes.
As atividades formativas e as ações de difusão artística visam à formação de plateia e à qualificação musical dos agentes que atuam no segmento da música, seja no campo do ensino, na performance musical, como também em todos os setores que movimentam a cadeia produtiva associada ao mercado profissional da música.
o Festival promove gratuitamente cursos, workshops, palestras, mesas temáticas e recitais protagonizados por professores, artistas e gestores culturais de renome nacional e internacional. O evento é estruturado a partir de diretrizes pedagógicas que favorecem a acessibilidade e a inclusão, contemplando ações no campo da música instrumental. Visando uma maior abrangência, as ações do FIMI contam com atividades presenciais e remotas, com todo o conteúdo registrado em vídeos e disponibilizados para acesso gratuito na WEB.
A Casa de Vovó Dedé é uma instituição
sem fins lucrativos fundada em 1993
na Barra do Ceará, em Fortaleza-CE