O Projeto Palco Aberto é, ao mesmo tempo, um espaço para divulgação, de forma totalmente gratuita, de músicos, cantores e instrumentistas que já atuam na cena musical brasileira, e um laboratório de capacitação para os alunos dos cursos técnicos ofertados pela Casa de Vovó Dedé (Cinegrafistas, Técnicos em Áudio, Iluminadores, Editores, etc.).
Supervisionados pelos professores e, principalmente, por monitores egressos dos cursos de formações da Casa, e que atualmente são contratados da instituição, os alunos realizaram a cobertura dos eventos, elaborando entrevistas, filmando os shows, registrando os ensaios e bastidores, além de atuarem na cobertura de toda a dinâmica envolta na concretização do projeto.
Essa ação é parte dos Projetos Integrados da Casa de Vovó Dedé, iniciativa pedagógica que articula um conjunto de atividades formativas e culturais. Essas ações se interceptam e se combinam no sentido de permitir aos alunos da Casa uma aplicação prática dos conteúdos assimilados em sala de aula, assumindo funções específicas, desenvolvendo o espírito do trabalho em equipe e vivenciando os desafios pertinentes à sua formação profissional e ao mercado de trabalho.
Para os artistas que são contemplados pelo projeto, a Casa de Vovó Dedé, em grande medida, passou a ser um dos principais meios de construção de seus portfólios, ofertando gratuitamente todo o material necessário para essa formação e ainda os divulgando pelos canais que a Casa hoje dispõe.
Para participar desse projeto, o candidato deve já possuir o trabalho feito. A Casa de Vovó Dedé disponibiliza o espaço e a equipe técnica necessária para pôr em prática o que o artista construiu e nos trouxe como proposta. Em contrapartida, todo o seu conteúdo, os aspectos estéticos da obra e a criação são da responsabilidade do artista proponente.
A Casa de Vovó Dedé é uma instituição
sem fins lucrativos fundada em 1993
na Barra do Ceará, em Fortaleza-CE